segunda-feira, 24 de abril de 2017

O Modernismo e seus movimentos

Hoje vamos falar sobre os movimentos do Modernismo no Brasil, mas você sabe como surgiu essa fase literária? A seguir vou contar um pouco sobre a origem do Modernismo e logo após alguns de seus principais movimentos.
O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira. Este movimento cultural foi idealizado e liderado por um grupo de artistas integrado pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e pela pintora Anita Malfatti, além de contar com várias participações artísticas.
É considerado um movimento não só artístico como também político e social, já que se opunha à política totalitária da época, bem como da contradição social entre os proletários e imigrantes e as oligarquias rurais.
A primeira fase modernista também é marcada pelos manifestos nacionalistas, podemos destacá-los da seguinte forma:


Dadaísmo: No Brasil o Dadaísmo abrangeu as artes plásticas e principalmente a literatura, sendo representada por escritores e artistas dos primeiros anos do modernismo no Brasil, nesse início do movimento modernista buscavam o arrojado e o polêmico, onde o Dadaísmo se encaixava perfeitamente, sendo assim as idéias absorvidas do Dadaísmo Europeu que se enquadravam nesse estilo serviram de grande influência para os artistas do modernismo.



                                      




Antropofágico: É um manifesto literário escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928, que tinha por objetivo repensar a dependência cultural brasileira.








Cubismo: É um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. Este movimento ficou marcado por três fases: o cubismo cézanniano (1907 - 1909), cubismo analítico (1910 – 1912) e o cubismo sintético (1913 – 1914).


 






Futurismo: O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.






Expressionismo: Foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade.





 Pau Brasil: O Movimento Pau-Brasil é um entre os movimentos modernistas - Verde-Amarelismo ou Escola da Anta e Movimento Antropofágico - que tomou lugar na Primeira Fase do Modernismo no Brasil, conhecida como a “Fase Heroica”, fase que apresentou diferentes formas de abordagem patriótica.

 





Verde Amarelo: O Movimento Verde-Amarelo ou Movimento Verde-Amarelismo é um grupo que surgiu na primeira fase do Modernismo e foi constituído por Menotti del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1988), Guilherme de Almeida (1890-1969) e Cassiano Ricardo (1895-1974). 

                                    






















Infotenimento


As tecnologias da informação têm, a cada dia, disponibilizado novos dispositivos, novos aparatos e para que possamos nos beneficiar deles é necessário conhecer a cada um, hoje vamos falar sobre o Infotenimento, talvez você nunca ouviu falar nessa palavra mas com certeza já deve ter assistido a um telejornal que faz uso dessa tecnologia.
Segundo Itania Gomes, o surgimento dessa tecnologia foi o neoliberalismo econômico que aumentou a competitividade entre as indústrias da comunicação e a imensidade de possibilidade tecnológicas que a televisão dispõe.
O infotenimento está presente principalmente em jornais da televisão, que nada mais é a informação unida ao entretenimento, onde passa a ser a linguagem utilizada para atrair a audiência, a notícia torna-se espetáculo e faz parte de uma espécie de show de informações o que ocasiona a audiência.
De um modo geral, o Infotenimento é o espaço destinado às matérias que visam informar e divertir como, por exemplo, os assuntos sobre estilo de vida, as fofocas e as noticias de interesse humano, os quais atraem o público. Esse termo sintetiza, de maneira clara e objetiva, a intenção editorial do papel de entreter no jornalismo, pois segue seus princípios básicos ao mesmo tempo em que atende as necessidades de informação do receptor dos dias atuais, mas tendo em vista a qualidade e a ética, pra que possa ser respeitado.